Várias redes sociais feitas por brasileiros pareciam promissoras, mas com o tempo foi mostrado que elas não tinham força para continuar. Será que os usuários brasileiros ainda não se adaptaram com as redes sociais? O Via6, por exemplo, teve sua glória em 2007, e chegou até a ser uma das principais redes sociais do Brasil feita para quem procura contatos profissionais.
Depois de atingir seu auge, o Via6 perdeu muito usuários ativos e a maioria deles nunca mais acessou suas contas. Acho que o contribuiu foi o fato da equipe que trabalhava no projeto não ter dado andamento em nenhuma novidade.
Os Diggs do Brasil é outro exemplo. Eles simplesmente não engrenaram. Só servem para a autopromoção de blogs com destaques para notícias promovidas através de panelas que votam apenas nas suas notícias dos amiguinhos de panela. Um verdadeiro troca-troca.
Comunidades menores acontecem em fóruns de discussão e grupos de temas específicos, que não deixam de ser sociais, embora existam a muito mais tempo que as redes sociais propriamente ditas.
A realidade é que só o Orkut, que nem brasileiro é, conseguiu uma grande profundidade no nosso país. Motivo? Talvez por ser o primeiro ou mais fácil de usar. De fato a plataforma do Orkut é muito bem feita, e apesar dos problemas iniciais ele conseguiu manter-se firme até hoje.
0 comentários:
Postar um comentário