A Intel apresentou , na terça-feira (26/05), o novo processador da linha Xeon, que leva o codinome Nehalem-EX.
O processador possui oito núcleos dentro de um chip, com suporte a 16 threads e 24 Mb de cache cada um. No total, a capacidade é de 128 threads. Com esses atributos, a empresa promete um avanço significativo no poder de processamento, com menor consumo de energia.
Outra vantagem do processador é a redução do consumo de energia. “Dados internos mostram que a economia potencial de energia em um ambiente de data center é de 40% com os novos processadores. Apesar disso, o desempenho é 200% maior para processamento de banco de dados de cálculos de ponto flutuante e 250% maior para cálculos de ponto inteiro”, afirma Reinaldo Affonso, diretor de desenvolvimento tecnológico da Intel para a América Latina.
A otimização do consumo de energia ocorre graças aos 15 estados diferentes de execução do processador, de acordo com a demanda de processamento. Alguns núcleos podem ser desligados e chegar a consumo zero em momentos de baixa utilização. “É um atributo importante não só para TI verde, mas também para locais onde as empresas não conseguem contratar energia elétrica adicional por indisponibilidade da rede.
0 comentários:
Postar um comentário