"Web 2.0" é considerada a milionésima palavra inglesa, mas linguistas contestam

Um grupo norte-americano que monitora o uso do idioma considerou 'Web 2.0' como a milionésima palavra ou expressão do idioma inglês. Entretanto, linguistas consideraram a decisão como "bobagem" ou "golpe publicitário".

O Global Language Monitor, que emprega uma fórmula matemática a fim de acompanhar a frequência de uso de palavras e expressões na mídia eletrônica e impressa, informou que "Web 2.0" apareceu mais de 25 mil vezes em buscas e é um termo amplamente aceito, o que faz da expressão candidata legítima à posição de milionésima palavra do inglês.

O grupo afirmou que a expressão surgiu como um termo técnico para designar uma nova geração de serviços na internet mas que ganhou circulação mais ampla nos últimos seis meses.

Críticas

Outros linguistas, no entanto, denunciaram a lista como um simples golpe publicitário sem qualquer valor científico. Segundo eles, impossível contar o número de palavras em uso no inglês ou chegar a um acordo quanto ao número de vezes que uma palavra teria de ser usada antes que seja aceita oficialmente.

Não existem regras definidas para esse tipo de contagem, porque não existe um organismo capaz de arbitrar o que constitui uma palavra inglesa legítima. Além disso, classificações de linguagem são complicadas pelo grande número de palavras compostas, verbos e termos obsoletos.

"Creio que seja uma fraude completa", afirmou Geoffrey Nunberg, professor de linguística da Universidade da Califórnia.

Mas Paul Payack, presidente da Global Language Monitor, afirma que o método é tecnicamente sólido. "Se você deseja contar o número de estrelas no céu, precisa primeiro definir o que é uma estrela e depois proceder à contagem. Nosso critério é bastante simples, e, se for seguido, permite que palavras sejam contadas", diz Payack.

Ele calculou que cerca de 14,7 palavras ou expressões novas em inglês sejam criadas a cada dia.

0 comentários: