Tipos de Blog

1) Os mídiáticos

Esses blogs são vistos e acompanhados em sua maioria por fãs e por inimigos do blogueiro (ator, apresentador, jornalista) que geralmente aparece nas mídias tradicionais (rádio, TV, jornal). O blog do Marcos Mion, por exemplo. O cara escreve tudo de próprio punho. Hoje seu espaço está no ranking dos mais visitados. Tem post que gera mais de 10 mil comentários, mas 99% destes não se referem ao texto escrito. O local destinado aos comentários virou um Chat, onde mionzetes se encontram para bater papo e ficarem mais próximas de seu ídolo. Tem blogs de midiáticos que são muito comentados e visitados, pois é a oportunidade que os blogueiros encontram de deixar um linque para divulgação do próprio blog.

2) Balaio de gato

São blogs ótimos de entretenimento. Estes são bem atualizados e seguem uma mesma linha. Na sexta-feira, por exemplo, a maioria sugere uma lista de links (vídeos, jogos, fotos). São sites que geralmente buscam imagens e temas no Google. Quando um acha algo legal, os demais seguem, mudando ou lincando entre si (os mais éticos) de onde a idéia original partiu (omitindo, claro, a verdadeira origem gringa). Nessa categoria eu não preciso citar nenhum, é só procurar qualquer um com nome “zuado” e seguir os links que você encontrar no canto do blog, afinal, os mesmos se lincam sempre. Só quando dá alguma Treta, é que o linque não rola, se é que me entende. Em terra de Banguela recém-nascido é rei.

3) Blogs do terceiro mundo

Quem disse que no terceiro mundo não tem coisa boa? Pelo contrário. Alguns são blogsnovos e outros até antigos. Mas os autores escrevem coisas de próprio punho, mantêm o espaço super atualizado, com matérias quentes (do momento) ou notícias frias (atemporais) que apresentam conteúdos que acrescentam algo no dia-a-dia. Claro, há espaço também para o entretenimento e para uma ou outra idéia copiada de outros sites, mas deixando a marca do blogueiro em um texto diferenciado, quando possível. Muitos ainda não são tão populares, pois ainda não têm a cara-de-pau e/ou tempo para sair pedindo parceria. Não publicam, também, tantas fotos de mulheres peladas para garantir altos acessos de adolescentes que procuram exatamente isso. Não deixe o Coco Louco, você vai encontrar bons exemplos de blogs com conteúdo interessante e atualização constante.

4) Os reis e as rainhas da cocada

São poucos. Tem muito bobo da corte príncipe achando que é rei. Esse povo não é da mídia tradicional, mas até aparece nela pela competência “bloguística”. Não formam o time dos inseridos no balaio de gato e tão pouco do terceiro mundo. Os caras são os poderosos daBlogosfera, são ícones. Os blogs são ótimos, com textos cabulosos escritos de próprio punho e com muita pesquisa. Todo mundo quer ser igual. Devido às atividades e oportunidades paralelas que vão surgindo, seus blogs de origem estão meio desatualizados. Mas eles continuam sendo exemplos. São como a Rede Globo, que pode ficar fora do ar a semana toda, mas o cara não muda de canal; se mudar, volta logo, achando que a programação normal estará recomposta. São blogueiros com uma boa bagagem cultural. São formadores de opinião. Pense nisso, mas não vá enlouquecer!

5) Big Blog Brasil

São blogs especializados em umbigo. Pessoas que abandonaram o diário de papel para alcançar a Internet. Contam como foi o dia na escola, no trabalho, discutem relação (DR), entre outras coisas. Frases de efeito e poesias também fazem parte do espaço. Alguns blogsse dão bem e alçam o sucesso. Mas para isso o conteúdo tem que ser quente e ferver como uma picada de escorpião.

Conclusão do meu ranking

Não importa a categoria em que o blog está encaixado. O que importa é o conteúdo apresentado, o quanto ele acrescenta em sua vida cultural ou diária. O tempo hoje é precioso. Não dá pra assistir um filme ou ler um livro apenas porque ele é legalzinho e todo mundo assistiu ou leu. Há excesso de informações, porém muitas delas não são divulgadas na grande mídia por interesses de uma camada de pessoas e empresários. Há vida interessante aí fora.

Há projetos borbulhando que pouquíssimos ficam sabendo. Há criatividade por toda a parte. Então, um post deve acrescentar algo, fazer pensar, nos fazer melhor. Um ou outro texto, se possível, deve ter uma contribuição social, por mínima que seja, é importante sair do senso comum de vez em quando. Fazer rir também é uma ótima contribuição, porque não?

0 comentários: